Tecelãs de Brumal

Por meio de uma parceria, o Instituto CENIBRA doou teares para grupo de tecelãs de Brumal,distrito pertencente à Santa Bárbara. Trata-se de uma iniciativa com a administração municipal e com a Associação de Moradores de Brumal. São beneficiadas 35 tecelãs que, além dos teares, receberam um curso de capacitação, uniformes e 35 kg de matéria-prima para produção de peças de tecelagem e outros trabalhos artesanais em tecido. As tecelãs participaram do curso Noções Básicas de Marketing, promovido pelo Instituto CENIBRA, com o objetivo de garantir continuidade aos projetos de geração de trabalho e renda. As produtoras estarão aptas para tratar de assuntos como a construção do preço, os tipos de produtos mais adequados, a abordagem do ponto de venda, distribuição, o relacionamento com o cliente e a divulgação.

Após receber uma consultoria especializada, o projeto passou por um trabalho compartilhado entre equipe técnica e artesãos do distrito de Brumal -- Santa Bárbara / MG para desenvolvimento do artesanato local. A partir de exercícios de reflexão das tradições, usos e costumes desta comunidade e da paisagem existente, propõe-se pensar um artesanato com identidade cultural.

A partir de ações como essa, o Instituto CENIBRA garante identidade cultural e contribui para a geração de trabalho e renda nos municípios em que atua. Elas produzem diversos tipos de peças, como tapetes, almofadas, bolsas, jogos americanos e pesos de porta, tendo participado de eventos e exposições regionais. Para os próximos anos, a expectativa é que as tecelãs produzam colchas, cortinas e toalhas e atualizem a estratégia de identidade visual e comercialização.

Acompanhe o andamento do projeto de parceria com as Tecelãs de Brumal. Acesse: http://artesanatoparabrumal.blogspot.com.br