Cultura e esporte

PROJETO AJUDOU

Instituto promove prática esportiva nas comunidades

Desde 2012, o Instituto CENIBRA, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação de Peito Aberto (Timóteo) promove o Projeto Ajudou, em Periquito (MG). A iniciativa, viabilizada a partir da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, proporciona aos jovens o acesso ao esporte especializado do judô.

As aulas acontecem duas vezes por semana e contemplam cerca de 120 crianças e adolescentes do município de Periquito e seus Distritos: São Sebastião do Baixio e Serraria.  Em 2013, o Projeto passou a contemplar também 240 jovens de Belo Oriente e Naque, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal.

Em setembro de 2014, teve início o Projeto de Judô em Antônio Dias, destinado a 120 crianças e adolescentes do município.


Idealizado em 1882, por Jigoro Kano, o Judô contribui para a formação física, mental e moral dos praticantes. O cerne da filosofia desta arte marcial é integrar corpo e mente. Sua técnica busca utilizar os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Esporte Olímpico de prestígio, tem no Brasil uma formação de lutadores de qualidade mundial, com resultados significativos em disputas internacionais.  O esporte é um mecanismo eficiente para a inclusão social e para a formação de um cidadão. A partir da valorização de aspectos morais inerentes ao desenvolvimento humano, o Projeto contribuirá para a formação de atletas com consciência crítica e de cidadãos com espírito de equipe, disciplina e superação.

Galeria de fotos

Confira as fotos do projeto: