Reconhecido como um dos principais atrativos turísticos do município de Belo Oriente, o Parque Multifuncional é fruto de uma parceria entre CENIBRA, Instituto CENIBRA e Prefeitura Municipal. Construído na área conhecida anteriormente como Codestra, o Parque Multifuncional disponibiliza para a comunidade um amplo espaço de área verde, trilha ecológica interpretativa, pista de caminhada, galpão para eventos e seminários, estrutura para desenvolvimento de projetos sociais, área de lazer e prática esportiva, além de um Complexo Cultural, composto por biblioteca, galeria de artes e anfiteatro.

Recém-inaugurado, o Complexo Cultural foi desenvolvido para proporcionar momentos de descontração, valorização das tradições e manifestações culturais, incentivo à leitura, além de fomentar a conscientização e o aprendizado e contribuir para a formação do pensamento crítico da comunidade local.

As obras do Complexo Cultural foram viabilizadas por meio do projeto PRONAC 13.1087, nos moldes da Lei de Incentivo à Cultura com o Ministério do Turismo.


Biblioteca

Pensada para ser um espaço multiuso, a Biblioteca é o prédio mais amplo do Complexo Cultural. Disponibiliza recepção para atendimento aos usuários, amplo espaço para o acervo literário, cozinha e uma sala digital para estudos. É um mundo de descobertas para crianças, jovens, adultos e idosos, no qual permite ao visitante viajar no imaginário e descobrir o universo ao seu redor.




Galeria de Artes

Projetada em vidro e madeira, a Galeria de Artes traz sofisticação ao complexo cultural e possibilita a apreciação de exposições de obras de artes, bem como os mais variados conteúdos artísticos. A proposta é valorizar o trabalho de grupos e artistas culturais locais e fomentar a descoberta de novos talentos por meio de projetos que desenvolvam habilidades motoras, criativas, de socialização e autoconfiança.  



Anfiteatro


O Anfiteatro foi pensado para servir de palco para manifestações artísticas variadas. Robusto e aconchegante, o espaço oferece arquibancada com capacidade para 140 lugares, camarins, palco, coxia e banheiros internos, além de toda a estrutura de iluminação especial. O objetivo não é só oferecer o acesso ao entretenimento, mas ativar a criatividade e a reflexão e fortalecer as relações sociais. A proposta do espaço é se redescobrir e ressignificar.

Atividades

Desde 2016, o Instituto CENIBRA realiza eventos temáticos e desenvolve projetos sociais no Parque Multifuncional.  Os projetos são desenvolvidos com foco no desenvolvimento educacional, esportivo, cultural e na geração de renda, com o intuito de envolver a comunidade local, buscando despertar o empreendedorismo, o pensamento crítico, a criatividade e a empatia.

Um desses projetos é o Grupo de Artesãs de Cachoeira Escura (GRACE), que por meio do artesanato capacita mulheres a empreenderem e a contribuírem com o desenvolvimento econômico local. Os produtos são confeccionados com subproduto do processo de fabricação de celulose, que se transforma em peças decorativas, utensílios domésticos e pequenas obras de arte.

Priorizando o bem-estar coletivo e o desenvolvimento integrado dos municípios, o Instituto CENIBRA crê que o Parque Multifuncional proporciona ao indivíduo o convívio com a natureza, mesclando desenvolvimento cultural e social. A relação harmoniosa nesse espaço, dedicado à promoção da cidadania, traz benefícios sociais, ecológicos e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.