Publicações e notícias

Arte e Saúde

Campanha utiliza teatro para conscientizar

A arte é um instrumento de transformação social. A partir dessa premissa, o Instituto CENIBRA realiza uma série de ações utilizando desta ferramenta para contribuir em diversos vetores do desenvolvimento dos municípios em que atua.


Realizada no período de agosto a novembro, a Campanha Anual de Saúde aborda os temas "DST, gravidez na adolescência, respeito à família, drogas" por meio de dinâmica artística e da apresentação da peça teatral "Retratos de Vida" pelo Grupo Fragmentos, de Peçanha e Katarriso, de Governador Valadares. A peça apresentada aborda questões relativas ao desenvolvimento humano, à sexualidade, aos valores e à prevenção de violência. O espetáculo ressalta pontos importantes para a assertividade quanto aos aspectos éticos, psicológicos, sociais e judiciais dos temas, além de alertar para os cuidados na formação dos jovens. Com as últimas apresentações sendo realizadas neste mês, este ano foram contemplados os municípios de São João Evangelista, Peçanha, Guanhães, Antônio Dias, São Domingos do Prata, Ferros, Governador Valadares, Bom Jesus do Galho, Iapu, Santa Bárbara, Nova Era e Mesquita.


As ações da campanha são desenvolvidas juntamente com os estudantes da rede pública de ensino. Antes da apresentação teatral, os alunos participam de uma dinâmica de conscientização e uma oficina básica de teatro (preparação de alunos para serem inseridos no espetáculo).


Dentre os aspectos abordados estão: Instruir os alunos sobre os cuidados com a saúde e evitar o uso de drogas; Temas como amor e sexualidade alertando para as doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência; Abordar temas de valores humanos sobre violência familiar: violência doméstica e contra idosos; Valores éticos do comportamento humano e preconceito: racismo e bullying. Após a apresentação, há um momento de debate, depoimentos e distribuição de folder informativo.