SALINHA DE INFORMÁTICA

A CENIBRA, por meio do seu Instituto, fez a doação de microcomputadores para entidades da região onde atua, para estruturação de Salinhas de Informática. O Projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, considerando a importância da informática.

Realizadas sobre três pilares (acesso à tecnologia, renda e educação), as ações de inclusão digital devem estimular parcerias entre governos, empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs), escolas e universidades. Governos e empresas privadas devem atuar prioritariamente na melhoria de renda, suporte à educação, bem como tornar disponíveis equipamentos à população. Desde o início do Projeto, em 2003, o Instituto CENIBRA implantou mais de 100 Salinhas de Informática com a doação de 700 computadores.


MELHORIA GENÉTICA

Em fevereiro de 2016, representantes do Instituto CENIBRA realizaram a entrega de um botijão de sêmen bovino para a Associação dos Plantadores e Agricultores de Serraria e Comunidades circunvizinhas (ASPAGS), em Periquito (MG). A iniciativa é um apoio ao projeto de inseminação artificial em bovinos da entidade.

O projeto visa melhorar a produção leiteira e consequentemente a renda dos 22 produtores de leite associados, a partir da reprodução de gados de excelente qualidade genética.  Fundada em 2008, a ASPAGS conta com duas linhas de atuação: agricultura e pecuária, e estrutura suas atividades de forma a promover o bem-estar social e econômico dos pequenos produtores de Periquito.


MADEIRA

A gestão integrada de território contempla a colaboração mútua entre iniciativa privada e poder público em busca do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a CENIBRA realiza uma série de ações nos municípios de atuação.

No primeiro semestre deste ano, as doações de madeira para reforma e manutenção de infraestrutura pública atenderam a 19 entidades dos municípios de Açucena, Belo Oriente, Guanhães, Ipaba, Inhapim, Itabira, Santo Antônio do Itambé, Santa Bárbara, Santa Efigênia de Minas, Naque, Nova Era, Pingo D'Água, Rio Vermelho Timóteo e Virginópolis.


TOMATES

Foi realizada a doação de uma máquina de beneficiamento de tomate para a União dos Agricultores Familiares de Iapu e Região (UNAIR). A UNAIR é uma entidade criada com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Sindicato Rural e EMATER, para buscar melhorias na forma de trabalho e garantia de maiores oportunidades aos agricultores do município junto aos programas federais como PNAE, PAA, entre outros.

A partir da parceria com o Instituto CENIBRA, a associação adquiriu também uma câmara de maturação de banana. Esta é mais uma iniciativa para a geração de trabalho e renda nas comunidades de atuação.