Por meio de contratos de parceria com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, a CENIBRA disponibiliza áreas de cultivo aos pequenos produtores. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).

Atualmente, o Instituto CENIBRA mantém áreas em seis municípios (Belo Oriente, Caratinga, Coluna, Ipaba, Santana do Paraíso e Virginópolis). São cerca de 290 hectares (ha) que beneficiam aproximadamente 390 famílias através do plantio de hortaliças, milho, leguminosas e feijão. A CENIBRA realiza a cessão de área da empresa com o objetivo de gerar alternativas de trabalho a produtores rurais e consequentemente a fixação do homem no campo, além de contribuir para requerimento da aposentadoria.

O percentual de 10% da produção é repassado diretamente a entidades assistenciais dos municípios.

PROJETOS:

Santa Marta (município de Ipaba): atualmente contempla 132 famílias, em uma área de 63,37 ha, onde é produzido milho, feijão, mandioca, banana, quiabo, abóbora, amendoim (em ordem decrescente de produção). Parceria iniciou-se em 1º/10/1999.

Praia da Missa (município de Belo Oriente): iniciativa contempla 100 famílias, em uma área de 100 ha, onde é produzido milho, feijão, mandioca, amendoim, banana e abóbora. A parceria iniciou-se em 1998.

Boa Vista (município de Virginópolis - distrito de Bom Jesus da Boa Vista): contempla 30 famílias, em área de 11 ha, com produção de milho e feijão.

Cordeiro de Minas: a Prefeitura de Caratinga, o Instituto CENIBRA e a Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC) firmaram parceria para realização do Projeto de Agricultura Familiar em Cordeiro de Minas. Cerca de 90 famílias são diretamente beneficiadas com o Projeto. As famílias contempladas fazem parte da Associação de Moradores da localidade que cultivam os 46,48 hectares cedidos pela CENIBRA. Os agricultores familiares recebem suporte técnico e material da Prefeitura de Caratinga e da AMAC para a produção de cereais, leguminosas, dentre outras culturas.

Coluna: foi assinado um contrato de parceria entre o Instituto CENIBRA e a Associação dos Agricultores Familiares de São Pedro do Itimirim (ASPIT), em Coluna (MG). A CENIBRA cedeu em comodato uma área de 1,91 ha para, junto com o Instituto, para desenvolver um projeto de Agricultura Familiar com foco em geração de renda por meio do cultivo de oleícola e criação de galinhas.


Galeria de Fotos