Cultura e esporte

Corporação Musical Santo Antônio

Transformação social por meio da música

A Corporação Musical Santo Antônio tem fundação centenária, com primeira comprovação de sua existência em ata da Câmara Municipal no ano de 1900, através de doação de verba. Já o registro da própria Corporação, dá-se no dia 15 de agosto de 1923. Desde esta época, a Banda mais antiga da cidade participa de festividades em Santa Bárbara e região, além dos atuais programas voltados às Escolas Municipais.

No início de 2010, a Corporação obteve a ajuda do Presidente de Honra, o Vereador Juarez Camilo Carlos, que até hoje, participa e auxilia os músicos e coordenadores, a fim de manter a qualidade dos ensaios e apresentações.

Em 2014, foi registrada através do Decreto Municipal nº 2777, Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Santa Bárbara. A Corporação Musical Santo Antônio é a Banda mais antiga da Cidade e desde 2012 promove a inclusão social através do Projeto Banda na Escola. Este projeto funciona nas Escolas Municipais Irmã Amandina e Chico Severino, e tem como objetivo dar a oportunidade aos alunos de se tornarem músicos. Nestas Instituições, as aulas são teóricas e ministradas por monitores da própria Corporação. Após a conclusão desta primeira etapa, o aluno recebe aulas práticas na sede da Banda. Os alunos e os membros da banda contam com uma estrutura privilegiada e transporte para o deslocamento até a sede.

 A Corporação também oferece em sua sede, os tradicionais ensaios semanais com os músicos mais experientes, para que eles participem de encontros de bandas nas cidades vizinhas e eventos diversos no Município e Região. O sucesso é possível também em virtude do apadrinhamento do Instituto Cenibra. O Instituto foi a primeira entidade a ajudar esse Patrimônio Imaterial de Santa Bárbara, dando todo o suporte para que as atividades e os eventos pudessem acontecer.


A Corporação conta com o apoio do Instituto CENIBRA e o patrocínio da CENIBRA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Saiba mais sobre a banda: http://www.bandasantoantoniosb.com.br/