Hoje, 17/5, em Belo Oriente e nesta sexta-feira, 20/5, em Açucena, estudantes da rede pública de ensino participarão de uma oficina de técnicas de resgate da história local por meio da narrativa em contos. As dinâmicas serão conduzidas por professores da rede pública, capacitados anteriormente para esta atividade. Esta é mais uma etapa do projeto Contos Locais, que proporcionará o resgate da cultura regional em um livro de contos a serem escritos e pesquisados por estudantes de Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara.

"Os alunos aprenderão técnicas de identificação de fatos curiosos e importantes de sua comunidade e de como recontar essas histórias a partir de uma narrativa criativa", afirma Janaína Dantas, Coordenadora Pedagógica do Projeto. Após esta etapa, os alunos participantes do projeto irão realizar pesquisa de campo nas respectivas comunidades para identificar fatos e personagens relevantes para a cultura local.

O Projeto Contos Locais busca incentivar adolescentes de Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais. A iniciativa é uma realização da MC Produção Ltda., viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CENIBRA, apoio da Prefeitura de Belo Oriente, Prefeitura de Açucena, Prefeitura de Santa Bárbara e do Instituto CENIBRA.