Fundado em 2002, o Instituto CENIBRA acredita que toda empresa deveria ter maior atuação no âmbito coletivo, sendo responsável por mudanças que levem ao bem-estar coletivo. O Instituto prioriza o desenvolvimento integrado dos 54 municípios de atuação, por meio de ações determinadas a partir da dispersão geográfica da base territorial, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a vocação econômica e identidade cultural das comunidades.

Desde 2008, o Instituto possui o Título de Utilidade Pública Federal. Dentre as diversas vantagens do Título de Utilidade Pública Federal está a possibilidade de isenção da cota patronal ao INSS e de outras contribuições sociais e o acesso a subvenções e auxílios da União Federal e suas autarquias.

Além de utilizar o IDH para orientar suas ações, o Instituto CENIBRA tem como parâmetro o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Responsabilidade da Fundação João Pinheiro, de Belo Horizonte, a base contempla todos os municípios do estado de Minas Gerais e contém indicadores relacionados às dimensões saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente e habitação, cultura, esporte, turismo e lazer, renda e emprego e finanças municipais. Todas as ações do Instituto consideram também a análise da vocação cultural e econômica dos municípios de atuação.

Estratégias de Ação:

  • Realizar ações e firmar parcerias que contribuam para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável das comunidades de atuação
  • Identificar e estimular potenciais de desenvolvimento regional;
  • Promover o diálogo constante, bem como manter canais de comunicação permanente com as comunidades;
  • Interagir com organizações governamentais e não-governamentais;
  • Estimular a participação voluntária dos empregados e prestadores de serviços em ações socioambientais.