Investimento Único

Confira abaixo as ações contempladas por investimento único do Instituto CENIBRA.


Artesanato em Bambu (Açucena)

Em agosto (2016) em Açucena, foi realizado o curso de capacitação de artesanato em bambu, uma parceria firmada entre o Instituto CENIBRA e Associação Arte e Vida com apoio da Prefeitura Municipal. O instrutor do curso foi o designer Marcelo Maia, que atua como designer desde 1988 desenvolvendo projetos de programação visual, como empresário e autônomo, contando com experiência nas áreas de criação e finalização. O curso teve como objetivo desenvolver e aprimorar o desenvolvimento de produtos em bambu a partir da apropriação de valores culturais, signos, costumes e elementos que gerem produtos diferenciados com possibilidades reais de comercialização.


Doces e Compotas

Em junho 2016, foi realizado o curso de Compotas de doces, doces em pasta e geleia na Escola Estadual Professor Manoel Gonçalves Ferreira, comunidade de Lavrinha, em Joanésia; uma parceria do Instituto CENIBRA com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG) e Prefeitura Municipal. Foram contempladas 12 produtoras da comunidade. O curso deu condições para que as moradoras da zona rural possam trabalhar com os frutos de seus pomares, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização.

Em agosto de 2016, o curso contemplou as produtoras de São Sebastião do Baixio, em Periquito, em parceria com a Associação das Mulheres Vitoriosas.


 Fossas Sépticas

Em setembro de 2015, o Instituto CENIBRA firmou parceria com o município de Divinolândia de Minas para a construção de 24 fossas sépticas. A iniciativa é parte de um projeto municipal para revitalização de córregos e melhoria da disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos, a partir de trabalhos de educação, saneamento e recuperação ambiental.

A falta de água tratada e de esgoto sanitário provocam diarreia, hepatite, salmonelose e cólera. A fossa séptica biodigestora, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares. A estrutura construída nas comunidades segue o modelo da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em 2016, o Instituto viabilizou a instalação de fossas sépticas na comunidade de Bucâina, zona rural de Ipatinga.


Treinamentos em Naque, Belo Oriente e Açucena

No período de julho a outubro (2015), o Instituto CENIBRA, em parceria com a Associação Comercial de Empresários das Cidades de Naque, Açucena e Belo Oriente, promoverá uma série de treinamentos para o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos empresários e comerciários da região. Os treinamentos serão ministrados por profissionais da CENIBRA, que atuarão como instrutores voluntários. O Instituto viabilizará material didático, infraestrutura, transporte e alimentação, e a Associação Comercial conduzirá os convites e inscrições, bem como cederá o espaço. Cursos ministrados: Ética e Conduta no Trabalho; Comunicação Oral e Escrita; Relacionamento Interpessoal; Liderança na Atualidade, sendo a carga horária média de quatro horas por treinamento.


Feira Sustentável

O Instituto CENIBRA firmou em 2015 parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Vermelho (MG) para viabilizar a aquisição de kit contendo 10 barracas, 2 balanças e 20 jalecos para que os feirantes da agricultura familiar possam comercializar seus produtos na feira livre municipal conforme especificações da vigilância sanitária. Além do kit o Instituto CENIBRA contribuirá com cursos de capacitação (2015/2016). A iniciativa visa fortalecer agricultura familiar como atividade econômica sustentável. O município tem forte potencial e vocação agrícola. No total, a Prefeitura estima que serão contempladas 300 pessoas.


Artesanato em Ipatinga

Em março de 2015, o Instituto firmou parceria com o SEBRAE para a realização do Programa SEBRAE de Artesanato em Ipatinga (MG). A iniciativa foi desenvolvida juntamente com a Agência de Desenvolvimento de Ipatinga, a Prefeitura Municipal e artesãos do município (Grupo de Artesãos de Ipatinga ? Matizes).


Produção de Alimentos

Em outubro de 2014, o Instituto CENIBRA firmou parceria com a Associação dos Agricultores Familiares de Ipatinga (AAGRIFIPA). A iniciativa possibilitou a aquisição de equipamentos para aumentar e diversificar a produção de alimentos pelos associados e contribuir para o aumento da renda familiar.


Conservas

Em Setembro de 2014, foi realizado, em Mesquita (MG), o curso de capacitação para produção de conservas. Parceria do Instituto CENIBRA, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Mesquita, a iniciativa contemplou 12 mulheres que posteriormente comercializaram os produtos na tradicional feira do município.


Doces e Compotas

Em Agosto de 2014, foi realizado, em Mesquita (MG), o curso de capacitação para produção de Doces e Compotas. Parceria do Instituto CENIBRA com o SENAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mesquita, a iniciativa buscou contribuir com a geração de trabalho e renda no município, a partir da vocação e do potencial econômico regional. Após a capacitação, as produtoras puderam comercializar os produtos também na tradicional feira de artesanato, comidas típicas e produtos orgânicos, promovida pela Prefeitura Municipal e a Associação Cultural, Artesanal e Feiras de Mesquita (ACAFEM).


Arte e Feira na Praça


O Instituto CENIBRA apoia o projeto "Arte e Feira na Praça", estruturado para garantir rentabilidade de forma contínua no município de Mesquita/MG. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Cultural, Artesanal e Feiras de Mesquita (ACAFEM) e contribui para a divulgação e comercialização de artesanato, comidas típicas e produtos orgânicos. Com 20 feirantes contemplados, o evento é uma alternativa para gerar de forma racional e sustentável renda para os produtores do município de Mesquita, cuja vocação econômica é essencialmente agrícola.

 


Costurar o Amanhã

Por meio de uma parceria entre Instituto CENIBRA, Prefeitura Municipal de Guanhães e Associação dos Agricultores Familiares e Urbanos de Guanhães e Região (ASGROFAG), o Instituto contribuirá na aquisição de 15 máquinas de costura, e com a capacitação dos Associados que produzirão bolsas e mochilas.

 


 

Pomar em Coroaci

A fruticultura é uma alternativa para gerar renda de forma racional e sustentável para as comunidades cuja vocação econômica é essencialmente agrícola. A partir da doação de mais de 2.000 mudas de 10 espécies frutíferas, foi estruturado um pomar juntamente com a Associação Comunitária da Pedra Redonda e a Prefeitura Municipal de Coroaci. O projeto contempla 37 produtores rurais e prevê o beneficiamento de frutas na agroindústria de processamento de polpa para suco.